O mundo fiscal, económico e empresarial

NOTÍCIAS DA IMPRENSA

Pensões acima de mil euros vão pagar CES

O Governo alargou o universo dos pensionistas que passam a estar sujeitos à Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES). Nas suas contas, são quase 80 mil os pensionistas que pagarão CES pela primeira vez em 2014. Os dois escalões mais elevados de pensões, aos quais se aplicam as taxas marginais mais elevadas, são ajustados em baixa.

Governo cria imposto adicional para automóveis a gasóleo

Proprietários de automóveis a “diesel” vão ter de suportar um encargo adicional. Além do Imposto Único de Circulação normal, são adicionadas taxas que variam entre os 1,39 e os 68,85 euros. Veja quanto pagará a mais.

Simulador: Saiba qual o corte na sua pensão com as alterações na CES

Governo preparou um simulador para que os pensionistas calculem qual vai ser o corte na sua pensão. Tal como foi ontem aprovado em Conselho de Ministros, os cortes passam a incidir nas pensões acima de mil euros e os reformados com pensões brutas entre 1.350 e 4.611 euros não serão afectados pela revisão das regras da Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES).

Comércio a retalho volta a crescer em Novembro

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) publicados nesta terça-feira, o índice de vendas no comércio a retalho acelerou, em Novembro, 3,6% em termos homólogos, quando no mês anterior tinha registado uma subida de 0,4%.